Aakash Mudra

AAkash Mudra é um gesto simbólico e ritualístico das mãos, frequentemente usado em Ayurveda e prática de Yoga espiritual, para aumentar o elemento do espaço ou do cosmos dentro do corpo. Isto ajuda o praticante a unir-se com uma deidade específica ou um poder cósmico mais amplo.

Também se acredita que o modo de pensar de um indivíduo seja mais honrado, pois ajuda a remover emoções negativas como raiva, tristeza ou medo.

Além disso, este mudra desintoxica o corpo, facilita o desconforto devido ao excesso de alimentação e oferece alívio da arritmia, dor torácica e hipertensão arterial.

Aakash Mudra ativa o chakra da visuddha (garganta), que rege a comunicação, a auto-expressão, a verdade e a purificação.

Neste mudra, as pontas dos dedos médios são pressionadas pelas pontas dos polegares em cada mão, e os outros dedos são mantidos em linha reta.

Recomenda-se praticar Aakash Mudra em um ambiente silencioso, meditando e focando a respiração. Isso deve ser feito de 30 a 45 minutos por dia, especialmente entre as horas das 2 a 6 da manhã ou da tarde.

Para maiores detalhes, leia o artigo “Mudras – Gestos de Poder”.