Hari Om

A saudação “Hari Om” costuma ser pronunciada quando fazemos o Pranam Mudra/Prônam Mudra (Mudra de Oração, no Tantra) ou o Añjali Mudra (no Yoga), que é um gesto em que unimos as mãos na frente do peito para transmitir um sentimento de paz, amor e gentileza.

Prônam Mudrá ou Anjali Mudrá
A energia flui através deste circuito de palma da mão direita (positivo) a palma da mão esquerda (negativo) e reforça o fluxo da energia elétrica no interior do corpo .

Para este Mudra, as palmas das mãos estão juntas. O lado posi­tivo do corpo (direito ou masculino) e o negativo (esquerdo ou feminino) são neutralizados. É sempre usado para centrar-se em si mesmo.

Estudos de bio-imagem demonstram que a mão com a palma e os dedos emitem uma energia bio-magnética que tem efeitos mensuráveis ​​sobre o mundo físico .

Sanatana Dharma é o conhecimento que vem junto com a humanidade. Atualmente, é chamado de Tradição Védica ou Tradição Hindu.

“Hari Om” é uma saudação que faz parte desta tradição, pois elimina todo o indesejável e nos abençoa com o bem maior, aquilo que mais desejamos.

‘Hari’ significa roubar; remover, e quer dizer carregar, levar embora. Ele rouba ou remove o seu Karma negativo, a causa do seu sofrimento.

‘Om’ é a vibração cósmica primordial de onde nasceu todo o cosmo e a criação. A palavra ‘OM’ vem da raiz verbal ‘AV’ que significa proteger, abençoar. ‘OM’ é o mantra inicial. Os mantras, nos vedas, nada mais são que o desdobramento de ‘OM’ que é a vibração inicial do cosmos, que origina todo o universo. Na tradição católica, se diz que “No início, era o Verbo”. Na tradição hindu não é muito diferente, mas se diz que “No início, era ‘OM’. Em sânscrito, ‘OM’ é aquele que protege o indivíduo e o universo inteiro. ‘OM’ é formado por três fonemas: a letra A, que simboliza o início de todas as coisas; a letra U, que simboliza o intermédio; e o fonema M, a vibração que simboliza o final do ciclo. Então, nós temos o AUM. Em sânscrito, quando juntamos AU, formamos O. Por isso, pronunciamos OM e não AUM. Então, nós temos um simbolismo enorme. Para começar, nós temos Brahma: o criador, Vishnu: o mantenedor e Shiva: o destruidor. E o que Shiva destrói? No papel de primeiro professor, ele destrói a ignorância.

“Hari Om” remove a causa do seu sofrimento e protege. Este mantra é uma saudação universal que remove o sofrimento, considerando que toda dor e sofrimento vem da ignorância de si mesmo. Ele contém, nele mesmo, a vibração cósmica. Através da Meditação “Hari Om”, o prana se move de um centro energético (chakra) para o outro.

De acordo com o Sanatana Dharma, quando cometemos um erro, “Hari Om” neutraliza o negativo associado à ação. Quando uma pessoa lembra seu nome e o repete, os pecados, karmas, impactos maléficos dos planetas e coisas ruins do mundo são apagados. A dor e o sofrimento são removidos.

Eu saúdo toda a existência unindo as palmas das mãos e proferindo as palavras “Hari Om”.

Para maiores detalhes, leia os artigos Mantras e Mudras – Gestos de Poder.

Veja também: “Om Namah Shivaya” e “Damioku – As Palavras Mágicas da Felicidade”.